RINOPLASTIA

O nariz é um dos aspectos mais notáveis da face. Sua estrutura tridimensional complexa e sua localização central na face fazem com que pequenas variações na sua forma e tamanho sejam facilmente percebidas. Apesar da sua grande influência na aparência geral do rosto, a função principal do nariz é na fisiologia da respiração, olfação e fonação. O objetivo da rinoplastia estética é harmonizar a forma e tamanho do nariz com o rosto do paciente, respeitando sempre sua função primordial que é a respiração. A rinoplastia pode mudar:

• O tamanho do nariz, em relação às demais estruturas faciais
• A largura do dorso nasal
• O perfil do nariz
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada
• Narinas grandes ou largas
• Assimetria nasal e desvio.

Antes de se submeter a uma rinoplastia, você deve conversar bem com seu cirurgião, relatando, minuciosamente, o que espera do procedimento. É frequente ver pacientes chegarem ao consultório, mostrando um modelo que desejam alcançar. Porém, cada paciente tem suas limitações individuais diretamente influenciadas pela genética e por características étnicas. A insatisfação, muitas vezes, se deve a expectativas não alcançadas, e não ao insucesso do procedimento. A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Ao cirurgião, cabe informar bem o paciente sobre as limitações de cada caso.

A técnica cirúrgica pode ser aberta ou fechada. Na técnica fechada, só são realizadas incisões dentro das narinas. Na técnica aberta, existe uma incisão associada na columela (pequena ponte que separa uma narina da outra). Toda a pele é levantada para expor as cartilagens e ossos nasais. As cartilagens são remodeladas através de raspagens, ressecções ou suturas. Enxertos de fragmentos de cartilagem são frequentemente necessários e têm o objetivo de aumentar o suporte estrutural, dar volume ou apenas melhorar a forma de regiões específicas do nariz, como a ponta nasal. Esses fragmentos de cartilagem podem ser retirados do septo nasal, da orelha ou da costela. O osso nasal necessitará de raspagem para baixar a giba e melhorar o perfil, assim como, alguns casos poderão necessitar de fratura nasal para estreitamento do dorso largo.

Uma espécie de curativo rígido (ou gesso) e um tampão interno darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar por aproximadamente uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência do seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano após a cirurgia.

Veja também

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn