OTOPLASTIA

Também conhecido como facelift ou ritidoplastia, o lifting facial é a cirurgia estética da face que tem como objetivo diminuir os sinais do envelhecimento, como:

• Flacidez no terço médio da face
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estendem ao canto da boca
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada, apagamento do contorno da mandíbula
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo

O facelift só pode ser realizado cirurgicamente. Tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia. A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

A técnica cirúrgica clássica consiste em uma incisão na frente da orelha, contornando-a e indo até o cabelo na região da nuca. Outra incisão na região embaixo do queixo é frequentemente necessária. A pele da face é cuidadosamente descolada e tracionada. A ritidoplastia é comumente associada com a blefaroplastia (cirurgia da pálpebra) e com a suspensão do supercílio. Pode haver necessidade de se colocar drenos. Nos primeiros dias será necessário usar curativos tipo capacete. As cicatrizes finais são discretas e raramente perceptíveis.

Como qualquer cirurgia, a ritidoplastia tem risco de complicações. Entre elas o edema, hematomas, assimetria, má cicatrização, necrose de pele e até paralisia facial podem ocorrer.

No pós-operatório imediato, deve-se evitar qualquer esforço e evitar baixar a cabeça. É recomendado dormir com a cabeceira da cama elevada. Nos primeiros dias, é esperado um edema importante e até manchas roxas. Esse fato assusta alguns pacientes, porém a recuperação completa ocorre em poucos dias. O resultado final só será percebido após 3 a 6 meses do procedimento.

Veja também

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn